quarta-feira, janeiro 14, 2009

CINEREVIEW #4 - CHANGELING

Photobucket
Changeling, ou Alice versão Clint Eastwood
O novo filme de Clint Eastwood com Angelina Jolie é uma magnífica história verídica sobre o desespero de uma mãe à procura do filho que é raptado. É no momento onde o susposto filho desaparecido é encontrado e entregue às mãos de Mrs. Collins que o thriller começa, e a emoção vai atingindo níveis capazes de dar aquele nó no estômago.
Mrs. Collins, quando afirma que o rapaz que lhe entregam não é o filho dela, vê-se confrontada com uma autoridade que lhe vira literalmente as costas, e na insistência de uma nova busca, essa mesma autoridade assume-a como louca.
O retratamento da época é fabuloso, e a composição da personagem frágil de uma mãe que perde tudo é incrivelmente interpretada por Angelina Jolie. A rapariga está praticamente esquelética e branca. À beleza natural de Angelina, colam-se-lhe as feridas de uma mulher que quer ser ouvida, e a maneira como Clint filma de forma soberba os diferentes passos da investigação tem o dom de atingir um clímax em todas as cenas. Sem exagero, eu tava tenso o filme todo.

A imagem em cima é, para mim, das mais belas do filme: Do lado esquerdo, Angelina recebe o filho trocado, surpreendida, sem saber como reagir e de costas para um público que espera ansiosamente pelo reencontro que virara notícia de tablóides. Do lado direito, o polícia convicto entregando sem demoras o filho, sem dar oportunidade de escolha.
 
É um filme incrível e, ao pensarmos que a história é real, é majestoso o belíssimo retrato feito.

cena-chave: todas do manicómio.

nota: 5/5

4 comentários:

jorge correia disse...

sem dúvida! Vi o filme e também concordo. Mas para mim o ponto alto é quando o advogado da mrs. coolins consegue mandar literalmente abaixo a esquadra toda de LA no julgamento. Lindo.
Grande filme, grande Jolie, grande história e um também grande Clint Eastwood.
Excelente análise já agora;). Nunca mais chega o "Gran Torino"

Anónimo disse...

estás cada vez melhor no uso dos adjectivos

filipa disse...

tb já saquei! :)

filipa disse...

brincadeira...ehehe...vou vê-lo ao cinema pra semana!!:)