sexta-feira, maio 19, 2006

O Código Desvendado


Meses de espera. Minutos de ânsia. Segundos de nervos.
O filme começa. A audiência aplaude quando surge o logotipo "Imagine".
Duas horas e trinta e cinco minutos passam.
A minha opinião?
Prefiro acreditar que Deus existe do que na existência deste filme. O filme é Mau. Com "M" grande.
Tanto para os que leram como para os que não leram.
Como filme, não resulta. Audrey Tatou, apaga este filme da tua filmografia. Tom Hanks, arranja um bom projecto no teu próximo filme. O resto do elenco escapa (principalmente Ian Mckellen, o único a entregar-se à personagem, e a ser convincente e cativante). Nem a Mona Lisa teve destaque! Só aparece um segundo.
Eu não me vou estender mais, resumidamente é o seguinte:
Tom Hanks e Audrey Tatou, um verdadeiro casal sem sal, rígido e pronto a ler o teleponto ou então a despachar as deixas em tom monocórdico e resolver os enigmas às vezes, sem pensar. A solução é como uma pesquisa no google. 1,23 segundos. Nem se sente;
Sophie Neveu, a estátua em pessoa e por vezes ... burra? ou então muito inocente... quando supostamente é a "sabedoria".
Robert Langdon, o "guião-na-mão-pronto-a-ser-despejado-prá-câmara".
Não há espaço para absorver a informação toda que nos é dada. É de tal maneira "despejada" que o espectador comum que não tenha lido o livro, não percebe alguns factos.
A fotografia do filme não é nada apelativa. Os flashbacks parecem imagens super contrastadas até ao último pixel (salvando-se apenas uma sequência, que foge a este esquema).
O livro é fantástico, bem escrito, viciante, contagiante.
O filme é mal feito, pessimamente escrito, seca. Aqui não é uma questão de "o livro é sempre melhor, pois imaginas as coisas". O livro tinha cenários reais, imagens reais. Tinha todos os condimentos para ser um grande thriller (suspense, acção numa história que joga com puzzles, enigmas na desvenda de um mistério capaz de mudar o rumo do Cristianismo).
O problema foi a realização (erros de casting ou má direcção de actores, fotografia, diria mesmo banda sonora, guião mal escrito, mal filmado: a correria inicial deixa muito a desejar, parece um turista a correr aos trambolhões e a filmar os quadros todos à pressa, que eu saiba quem corre é quem está a ser filmado, não quem filma...) e todo o secretismo criado à volta deste fenómeno sem razão.
Um verdadeiro flop.
Aconselho a lerem o livro, e a deixarem-se ficar por ele.
Não vou poder ouvir falar disto durante algum tempo..
Só de pensar que já ponderaram um Da Vinci 2......
Metam o Tarantino a realizar! Pelo menos os diálogos seriam mais cativantes, e a acção seria ao rubro (incluíndo actores) :P

1 comentário:

Anónimo disse...

mano, agora fiquei sem vontade de ir ver o filme!!