quarta-feira, março 24, 2010

O Porto é masculino. Lisboa feminina.

Photobucket
Os motivos para isso são muitos - tradição, arquitectura ou estética, tudo vale para justificar porque uma cidade tem o seu lado feminino ou masculino mais desenvolvido. Para um arquitecto, as explicações só podem ser colocadas no plano urbanístico. São as cores e as formas que dão corpo à capital: "Os edifícios são redondos, a arquitectura é dócil, a luz é quente, os monumentos são brancos", defende Alexandre Marques Pereira. O Porto, por seu turno, é de basalto, tem uma arquitectura industrial e é fechada. Mas Lisboa, que até ao 25 de Abril teve uma estrutura alinhada ganhou nas últimas décadas vícios de homem, alerta o arquitecto: "A pressão e o caos urbanístico é algo muito masculino." E porque é que o mau planeamento tem de ser uma característica dos homens? Alexandre Marques Pereira tem resposta para tudo: "É um lugar-comum, mas sabemos todos quem é arruma e quem é que desarruma tudo lá em casa."

3 comentários:

mariana disse...

isto é um bocado absurdo ò francesquinho...

francesquinho disse...

é. e não é. nunca tinha pensado nesta perspectiva de cidades "femininas" ou "masculinas". e na reportagem do jornal falava ainda da cidade feita para mulher. os pavimentos lisos, lugares de estacionamento maiores, casas de banho publicas e iluminação nocturna.. ou seja, um planeamento a ter um tratamento para mulheres como se fossem deficientes basicamente.
brinco.. mas dá que pensar.

mariana disse...

não estou a dizer que a ideia de cidade masculina/feminina seja ridícula, que também é...mas estava a referir-me ao texto...começando na analogia das pedras...o Porto é granito, que eu saiba, e Lisboa calcário a questão da escuridão é dada tanto pelo material como pelo calibre das ruas, por exemplo...e os bairros típicos de Lisboa têm muito mais a ver com a 'arquitectura fechada' do Porto do que com a 'luz quente' de Lisboa! A questão que se põem é a adaptação à morfologia do terreno, que em Lisboa tem oportunidade de quando a quando de ser mais espraiada que no Porto!...os edifícios são redondos?a arq. é dócil???que parvoíce...mas vamos lá...até ao séc.XX os modelos eram quase os mesmos, como sabes! (a despropósito : o Porto tem gavetos lindíssimos!!!lolol)

cidades feitas para mulheres?
pavimento liso????isso é pra escorregar com a merda do tacão...se me dissesses com materiais contínuos pra não prender os saltos...
lugares mais largos???isso é pra deficientes, desculpa lá...esse cliché das mulheres serem azelhas ao volante já tá um bocado datado...
iluminação serve pra todos.
casas de banho tb.
pah.
esqueçe.sem ponta por onde se lhe pegue...o gajo que deixe mas é de se armar em psicanalista das cidades e que vá mas é trabalhar.