quinta-feira, janeiro 21, 2010

O SEU VOTO CONTA!!

Photobucket
Amigos, familiares, bloggers, votem na minha fotografia!
É fácil, basta enviar e-mail para:

votar@pettopmodel.com

com o assunto:

Pettopmodel - 2164

Fiquei nos 12 finalistas dos 1600 que participaram! Passem mensagem para votar! Visitem o site www.pettopmodel.com vejam as outras fotografias (mas não votem nelas claro,... )
O VOSSO VOTO DIÁRIO CONTA! Obrigado!

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Cher fachada

Estava eu no carro a ouvir M80 quando deu Cher - Strong Enough.
Txiii que música podre disse eu, no sentido de ser antiga..
Cheguei a casa e, por mera curiosidade, fui ver o vídeo no YouTube.
Qual não foi o meu espanto quando descobri este puro pandam com o meu tema da dissertação.
Ou seja, em 1999, a par da sua fachada cirúrgica, Cher usufruía da arquitectura para espalhar a sua mensagem nos vídeos musicais.

PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

terça-feira, janeiro 05, 2010

Eu propunha isto

Photobucket
Já sei que isto pode vir a ser polémico ou de ACESO debate, mas lembram-se das obras da requalificação da rotunda em que tínhamos de circular dentro dos jardins?
Eu ficava fascinado quando fazia esse percurso. Por ser diferente claro, mas também porque fazíamos a rotunda sem paragens (não havia semáforos), e o monumento aos Heróis da Guerra Peninsular ganhou um novo destaque.
Outra situação (que já havia referenciado) é a do potencial da Boavista (e respectiva avenida).
Se eu pudesse faria o que esbocei na imagem:

a. passar o trânsito automóvel para o anel interior junto ao monumento, e o anel de trânsito actual passaria a grandes passeios pedonais unidos aos jardins. resulta em esplanadas e contacto directo com os jardins raramente atravessados;

b. das 40 mil faixas da Avenida França tratavam-se duas ou três como um passeio largo até à estação de metro, que poderia inclusivé receber o metro de superfície que faria o circuito da Avenida da Boavista (marquei a vermelho);

c. e claro, propostas para os vazios urbanos actuais..

d. Este tratamento prolongar-se-ia pela Avenida até.. onde desse.. Mas havendo metro, ou qq merda à superfície é possível criar diferentes zonas com características diferentes que façam deste pólo do Porto alguma coisa que valha a pena. Vá lá!
Eu apoio a Baixa e todo o centro histórico, mas também há outros lados do Porto que precisam urgentemente de "reabilitação". A baixa já está praticamente re-feita. Bem ou mal, já está. Agora, vamo-nos virar para o outro lado e tornar esta cidade aprazível a quem mora nela e a quem a visita..
será que existe algum projecto assim? Ou ideias para a Rotunda? Ou acham que não precisa disso e está tudo muito bem como está? (bah..)

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Burj Dubai, maior edifício do mundo inaugurado hoje

Photobucket

E eis que, apesar das notícias recentes de um choque financeiro no Dubai, o emirado se prepara para celebrar o seu mais recente e mirabolante ícone: hoje é inaugurado oficialmente o Burj Dubai (Torre Dubai), declarado já o mais alto edifício do mundo (e a mais alta estrutura construída por mão humana), com os seus mais de 800 metros (a altitude exacta é… secreta — rumores correm que deverá andar pelos 816/818m).
Mas, 800m bastam, já que, até agora, o campeão era o Taipei 101 de Taiwan com “apenas” 508m. O Burj Dubai é parte de um imenso complexo comercial e é composto por “mais de” 160 andares, incluindo parte residencial (mais de mil apartamentos), parte escritórios (meia centena de pisos) e comercial, e, claro, hotéis de luxo extremo. Neste capítulo, não se faz mesmo por menos: tem direito ao primeiro hotel (e residências) Armani do mundo — a unidade hoteleira, projecto orientado pelo próprio Giorgio Armani, ocupa os primeiros oitos pisos e os 38.º e 39.º andares, oferecendo 160 quartos e suites, spa, restaurantes e lojas com a chancela daquela casa de moda italiana.

Mais para cima, o piso 122 oferece o elevado restaurante At.mosphere e o piso 124 é um real observatório, aberto a visitantes, com uma vertiginosa vista de 360º (é vidro do chão ao tecto e tudo em volta, a 442m do solo – com céu limpo, diz-se que se vê a mais de 80km…).

A Torre, cercada por um “oásis verde” de 11 hectares, lago, espelhos de água e monumentos aquáticos (até a maior fonte luminosa do mundo), é o ponto central da nova baixa do Dubai (Downtown Burj Dubai), descrita como uma “obra-prima urbana”, que integra hotéis, restauração e entretenimento topo de gama e, mais um recorde, o “maior centro comercial do mundo” (Dubai Mal, 1200 lojas).

O desenho do complexo, desenvolvido pela Emaar Properties e projectado por arquitectos da Skidmore Owings & Merrill (EUA), são simetrias da Hymenocallis, a flor do deserto, e motivos culturais islâmicos.


vale a pena ver o vídeo no topo dos topos.